Itália declara guerra ao Reino Unido por polêmica com prosecco

LONDRES, 5 SET (ANSA) - A Itália declarou guerra com o Reino Unido após o jornal britânico "Daily Post" publicar um artigo afirmando que o prosecco italiano "danifica os dentes" pelo alto nível de acidez que tem em sua composição.   

De acordo com a publicação, dentistas ingleses disseram que o vinho espumante causa cáries, além de deixar as pessoas com "sorriso prosecco", apelido dado ao problema em que os dentes ficam amarelados e corroídos devido à acidez e açúcar da bebida.   

Por sua vez, o ministro da agricultura da Itália, Maurizio Martina, e produtores italianos acusaram a notícia de ser "falsa" e afirmaram que os dentistas podem ter sido contratados por fabricantes de bebidas britânicas rivais.   

Segundo o governador da região do Vêneto, Luca Zaia, onde a bebida impulsiona a economia, "o prosecco faz os ingleses sorrirem, não as notícias falsas".   

O editorial ainda discute a estratégia de denegrir produtos estrangeiros e critica uma lista de produtos símbolos italianos, comparando todos ele com os "escassos" do Reino Unido. "Temos que começar a discutir as causas que Puccini e Verdi não podem competir com Cliff Richard", diz o texto.   

"No que diz respeito às chamadas glórias de Veneza, Siena, Florença e Roma, toda essa publicidade é simplesmente uma estratégia para persuadir os turistas a não visitarem Smethwick, Slough e Grimsby", critica a publicação.   

O artigo ainda conclui dizendo que o Reino Unido precisa "refinar a estratégia" se realmente quiser ser competitivo no exterior após o Brexit. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos