Ao lado de Santos, Papa acende pira pela paz na Colômbia

BOGOTÁ, 7 SET (ANSA) - Iniciando sua série de compromissos na visita à Colômbia, o papa Francisco teve como um de seus primeiros atos acender uma pira pela paz em frente ao Palácio de Nariño, sede do governo de Bogotá, nesta quinta-feira (7).   

Ao lado do presidente do país, Juan Manuel Santos, com quem se reuniu a portas fechadas, o Pontífice ainda foi abraçado por um grupo de crianças que estava se apresentando para ele.   

Santos agradeceu em discurso o sucessor de Bento XVI por "vir nos acompanhar nesse momento único da história de nosso país".   

"Obrigado Sua Santidade, por vir e confirmar conosco nossa fé, na unidade e no amor. Obrigado Sua Santidade, por nos convidar a ser defensores da vida; a ser instrumentos de paz, tal como rezava, há oito séculos, Francisco, o santo de Assis", disse o mandatário.   

Durante seu discurso, ele lembrou da importância do acordo de paz entre o governo e o ex-grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em pacto que contou com a participação direta do Vaticano.   

"Milhares de vidas foram salvas, milhares de vítimas foram evitadas, mas nos falta dar esse passo renovador, esse primeiro passo que é o mais importante de todos: o passo até a reconciliação", acrescentou Santos desejando que a visita do Pontífice "abra os corações".   

"De nada vale silenciar os fuzis, se seguirmos armados em nossos corações. De nada vale acabar com uma guerra, se ainda vemos uns aos outros como inimigos", acrescentou.   

Além do encontro com Santos, Jorge Mario Bergoglio terá uma agenda repleta de compromissos hoje. Ele dará uma benção aos fiéis, se reunirá com bispos de todo o país e fechará o dia com uma grande misse campal no Parque Simón Bolívar, onde são esperadas milhares de pessoas.   

O Papa segue na Colômbia até o domingo (10) e passará por outras três cidades do país: Villavicencio, Medellín e Cartagena.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos