Esperança na Am. Latina tem rosto jovem e de mulher,diz Papa

BOGOTÁ, 7 SET (ANSA) - O papa Francisco defendeu nesta quinta-feira (7) que a esperança para melhorar a América Latina passa por três grupos principais: os jovens, as mulheres e os laicos. A afirmação foi feita durante um encontro com membros do comitê diretor do Conselho Episcopal Latino-Americano em Bogotá, na Colômbia.   

"A esperança na América Latina tem um rosto jovem, um rosto feminino e que passa através do coração, da mente e dos braços dos laicos", destacou Francisco aos presentes. Segundo o líder católico, "alguns reportam notícias sobre os jovens estarem em uma presumida decadência e sobre o quanto são absorvidos, outros aproveitam-se do seu potencial como consumidores, não poucos propõem a eles um papel de liderança da violência". "Mas, não deixem-se capturar por caricaturas similares dos jovens. Olhem eles nos olhos e busquem neles a coragem da esperança. Não é verdade que eles querem repetir o passado.   

Abram os espaços concretos para eles nas igrejas confiadas a vocês, invistam tempo e recursos na formação deles", pediu aos líderes do órgão latino-americano.   

Já ao falar das mulheres, ele citou tanto a importância delas no continente e dentro da Igreja Católica. "De seus lábios, aprendemos a fé. Quase com o leite de seu seio, nós tivemos os contornos de nossa alma e a imunidade perante qualquer desespero. Sem as mulheres, as igrejas do continente perderiam a força de renascer constantemente. São as mulheres que, com sua meticulosa paciência, acendem e reacendem a chama da fé. É um sério dever compreender, respeitar, valorizar e promover a força eclesial e social do que fazemos", acrescentou.   

Em seu discurso, ele ainda pediu para os líderes latinos que não afastem as mulheres das funções importantes da Igreja porque elas são "fundamentais". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos