Papa pede que jovens construam uma nova Colômbia

BOGOTÁ, 7 SET (ANSA) - Durante uma benção em Bogotá, na Colômbia, nesta quinta-feira (7), o papa Francisco pediu para que os jovens "construam um novo país" e usem sua energia para "comover o mundo". Segundo os organizadores, ao menos 22 mil jovens estavam na Praça Bolívar.   

"Vos convido para o compromisso, não para o resultado já pronto, na renovação da sociedade para que seja justa, estável e fecunda", disse após saudar o público com o tradicional "a paz esteja com vocês" e dizer ser "um peregrino da paz" no país.   

Para as novas gerações, ele pediu que elas "reconheçam o sofrimento dos outros", que "compreendam a dor daqueles que sofreram" e que tenham "sobretudo, a capacidade de perdoar".   

"Vocês se ajudem na intenção de virar as costas para aquele que vos ofendeu, em olhar adiante sem o obstáculo do ódio, para que vocês vejam todas as realidades que temos perante nós, toda a Colômbia que deseja crescer e continuar a se desenvolver; aquela Colômbia que tem necessidade de todos e que nós, os idosos, precisamos entregar a vocês", disse sob uma ovação do público.   

O sucessor de Bento XVI pediu que os mais jovens usem sua "sensibilidade" para "comover todo o mundo".   

"Vocês, jovens, tem uma sensibilidade especial para reconhecer o sofrimento dos outros. Voluntários do mundo todo se nutrem de milhares de vocês que são capazes de renunciar a tempos próprios, a comodidades, a projetos centrados em vocês mesmos, para deixar-se comover pelas necessidades dos mais frágeis e dedicar-se a eles", acrescentou.   

Falando ainda em "utopias saudáveis", como o processo de reconciliação entre os colombianos, o Papa ainda afirmou aos jovens que "quis ter esse momento com vocês" "Estou seguro que vocês tem o potencial necessário para construir a nação que sempre sonharam. Os jovens são a esperança da Colômbia e da Igreja; em seu caminhar e em seus passos, nós vemos Jesus, os mensageiros da paz, de aqueles que nos traz notícias boas", acrescentou.   

Antes de rezar com os jovens, o Pontífice fez uma oração durante uma visita à Catedral da Imaculada Virgem Maria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos