Processo contra ex-secretário de Estado vaticano é remarcado

CIDADE DO VATICANO, 7 SET (ANSA) - O processo no Vaticano que investiga o uso de fundos do hospital pediátrico Bambino Gesù na reforma de um apartamento do ex-secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, que seria retomado nesta quinta-feira (7) foi remarcado para o dia 19 de setembro.   

Para hoje, estavam previstos os depoimentos de 10 envolvidos no caso, mas após um pedido das defesas de três acusados de ter mais tempo para analisar as acusações, foi concedido um "tempo extra".   

O processo envolve, além de Bertone, dois ex-diretores do hospital, Giuseppe Profiti e Massimo Spina, que são acusados de peculato por desvios de dinheiro da fundação para o cardeal.   

Segundo a acusação, 422 mil euros foram desviados.   

Após a audiência do dia 18 de julho, esperava-se que o processo seria finalizado até esse fim de semana, com a fase final de depoimentos. No entanto, com a convocação da atual diretora da entidade, Mariella Enoc, foram pedidas mais informações para acusação e defesa analisarem o caso.   

A defesa pediu uma "cópia oficial" dos documentos do Governatorato e da Fundação na qual se atestam informações já solicitadas, como a sede da Fundação e do hospital. Além disso, foi pedido para que a atual direção providencie uma cópia do que foi usado para a reforma do apartamento . Essa documentação será anexada a uma carta do cardeal datada em 8 de novembro de 2013.   

Tudo isso será debatido entre os dias 19, 21 e 22 de setembro.   

"Na primeira parte da primeira audiência procederemos com o interrogatório dos acusados e, na sequência, a audiência das testemunhas", informou o presidente do colégio julgador, Paolo Papanti-Pelletier. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos