Milhares protestam em Barcelona em prol de referendo

BARCELONA, 11 SET (ANSA) - Cerca de um milhão de pessoas tomaram as ruas de Barcelona para celebrar a "Diada" nesta segunda-feira (11), em uma manifestação que fez uma forte defesa em prol do referendo separatista da Catalunha.   

O número de pessoas foi divulgado pela Guarda Urbana. No entanto, o governo de Madri informa que "apenas" 350 mil pessoas foram às ruas.   

Antes do início da caminhada, que tomou a cidade catalã, todos fizeram um minuto de silêncio para lembrar as vítimas dos atentados terroristas de Barcelona e Cambrils no mês passado. Na celebração, era possível ver cartazes com frases de "Adeus, Espanha" e defendendo o "significado especial" do movimento neste ano.   

A "Diada" é uma festa anual catalã que lembra a queda de Barcelona para a Espanha, no ano de 1914. No entanto, desde 2012, os protestos ganharam força por conta do aumento de poder dos grupos pró-separação.   

O Parlamento catalão aprovou na última semana a convocação de um referendo separatista para o dia 1º de outubro e também já tem aprovada a "lei de ruptura" com a Espanha para fazer um governo de transição.   

No entanto, o governo de Madri afirma que "não haverá referendo" e recebeu respaldo da Corte Constitucional, que suspendeu a convocação da votação. Os líderes espanhóis chegaram a mencionar que podem retirar o título de "autonomia" da Catalunha e afastar o presidente do Parlamento, Carles Puigdemont. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos