Sigla ultranacionalista pode ser excluída de pleito na Itália

ROMA, 14 SET (ANSA) - O líder do partido de extrema-direita Liga Norte, Matteo Salvini, convocou a imprensa nesta quinta-feira (14) para informar que a sigla está com todas as suas contas bancárias bloqueadas pela Justiça. O bloqueio, que foi confirmado posteriormente pelo procurador-chefe de Gênova, Francesco Cozzi, é uma "decisão provisória" e que se refere à condenação de um dos expoentes históricos do LN, o deputado Umberto Bossi.   

Bossi foi condenado a dois anos e três meses de prisão por ter usado dinheiro do partido para fins pessoais. Na mesma sentença, o ex-tesoureiro do Liga Norte Francesco Belsito foi condenado a dois anos e seis meses de detenção por ter se apropriado de cerca de 500 mil euros do partido. "Hoje, pela primeira vez na história da República, os juízes estão bloqueando a atividade de um partido político. Trata-se de uma ação de rápida da magistratura. Agora, não tenho mais dinheiro para pagar os palcos de Pontida", disse em referência aos comícios que o partido está fazendo.   

"Se alguém acha que vai nos bloquear, está muito errado. Nós vamos adiante ainda mais fortes que antes. Pontida nós vamos fazer, nem que tenhamos que pagar dos nossos bolsos", afirmou ainda Salvini aos jornalistas.   

De extrema-direita, o LN vem ganhando força nas últimas eleições pelo país. Para o próximo pleito, que a princípio está marcado para 2018, a sigla de Salvini tem grandes chances de ampliar sua presença em âmbito nacional.   

De acordo com os procuradores, se a ação judicial for para as próximas instâncias dos tribunais, o dinheiro será desbloqueado.   

A medida foi tomada para que não haja o risco de que o dinheiro cobrado judicialmente não seja devolvido aos cofres públicos (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos