Irã diz ter o 'pai de todas as bombas', com 10 toneladas

SÃO PAULO, 18 SET (ANSA) - Enquanto o mundo está preocupado com os testes nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, o Irã anunciou que detém uma bomba de 10 toneladas que é considerada "o pai de todas as bombas", segundo informou o comandante da divisão aerospacial dos Guardiões da Revolução iraniana, Amir Ali Hajizadeh.   

Hajizadeh, em entrevista à emissora estatal "PressTV", explicou detalhes sobre o artefato."A nossa indústria defensiva produziu bombas que pesam aproximadamente 10 toneladas e, se lançadas de aviões, têm uma alta capacidade destrutiva", disse.   

A bomba iraniana é comparada à norte-americana GBU-43/B Massive Ordnance Air Blast (MOAB), conhecida como a "mãe de todas as bombas", e usada pelos Estados Unidos em abril deste ano sobre o Afeganistão.   

O comandante iraniano também admitiu, mas sem fornecer detalhes, que o Corpo de Guardiões da Revolução se infiltrou nos centros de Controle de Comando dos Estados Unidos. Hajizadeh confirmou que o Irã tem em mãos "todos os documentos" dos movimentos norte-americanos nos últimos anos.   

"Nós, nestes anos, penetramos e estivemos presentes nos centros de Controle de Comando dos americanos e vimos tudo que fizeram, vimos o que eles veem, onde atacam, ao lado do que acontece e como eles sustentam o Estado Islâmico. Os americanos criaram o EI e os dirigiram durante estes anos", declarou.   

O comandante iraniano ainda ameaçou os Estados Unidos, alegando que, para comprovar sua tese, os documentos poderão ser publicados futuramente.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos