Topo

Papa Francisco faz apelo por 'mundo sem armas nucleares'

26/09/2017 12h39

CIDADE DO VATICANO, 26 SET (ANSA) - O papa Francisco fez um apelo nesta terça-feira (26), em sua conta no Twitter, pedindo comprometimento "por um mundo sem armas nucleares". A publicação do Pontífice ocorre em meio à tensão entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governo da Coreia do Norte por suas constantes trocas de ameaças. "Comprometamo-nos por um mundo sem armas nucleares, aplicando o Tratado de não-proliferação para abolir estes instrumentos de morte", escreveu o líder da Igreja Católica.   

Na última segunda-feira (25), em um tuíte, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, acusou o republicano de declarar guerra contra Pyongyang. Por sua vez, no fim da tarde, a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, afirmou que Trump "não declarou guerra" ao governo de Kim Jong-um e a declaração é um "absurdo".   

No entanto, na semana passada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, Trump havia declarado que o país estaria pronto para destruir a Coreia do Norte se fosse necessário. Já Jong-un respondeu ameaçando derrubar aviões de tropas norte-americanas.   

As diversas trocas de ameças entre os dois líderes têm deixado o mundo inteiro em alerta. A tensão entre EUA e Coreia do Norte aumentou com a eleição do magnata à Casa Branca. Regularmente, o regime de Pyonguang, que considera os norte-americanos seus maiores inimigos, realiza também testes de mísseis. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.