Topo

Tucano será relator de denúncia contra Temer na CCJ

28/09/2017 19h36

SÃO PAULO, 28 AGO (ANSA) - O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi escolhido nesta quinta-feira (28) como relator da nova denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ).   


O anúncio foi feito pelo presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), que garante ter usado critérios de "conhecimento jurídico, capacidade técnica e isenção". Na votação da primeira denúncia em plenário, Andrada votou contra o encaminhamento da acusação ao Supremo Tribunal Federal (STF).   


O tucano está em seu décimo mandato como deputado e terá o papel de elaborar um parecer sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que acusa Temer de organização criminosa e obstrução de Justiça. Os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) também foram incluídos no processo.   


O parecer de Andrada será votado pela CCJ e, em seguida, encaminhado ao plenário da Câmara, que decidirá se o processo deve ser analisado pelo STF. O relator da primeira denúncia, que acusava o presidente de corrupção passiva, foi Sérgio Zveiter (ex-PMDB), que recomendou o prosseguimento do caso.   


No entanto, o parecer foi rejeitado pela CCJ, que então designou outro relator, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que pediu a rejeição da denúncia, decisão referendada pelo plenário da Câmara. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.