Quem pode comprar armas nos Estados Unidos?

SÃO PAULO, 02 OUT (ANSA) - Tema recorrente no debate político norte-americano, o direito à posse de armas é garantido nos Estados Unidos pela Segunda Emenda da Constituição, de 1791, e, normalmente, uma prerrogativa bastante fácil de se exercer.   

As restrições para a compra de armamentos variam de estado para estado, mas, de maneira geral, um cidadão norte-americano sem histórico de crimes é livre para adquirir desde pistolas a fuzis de assalto, muitas vezes encontrados nas gôndolas de supermercados.   

As alternativas para os interessados são várias: lojas físicas, páginas na internet ou as chamadas "gun shows", feiras bastante populares onde empresas e indivíduos compram e vendem armas livremente. Geralmente, há um controle de antecedentes criminais, que pode levar de poucos minutos a alguns dias, dependendo do estado. Com ficha limpa, nada impedirá o negócio.   

Além disso, em estados como Virgínia e Nevada, a negociação direta entre cidadãos é permitida por lei, como em qualquer outro tipo de mercadoria, e o controle de antecedentes criminais depende exclusivamente do interesse do vendedor. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos