Vídeo de criança com homem nu no MAM gera polêmica na web

SÃO PAULO, 03 OUT (ANSA) - Um vídeo da apresentação do artista Wagner Schwartz, que ocorreu no dia 26 de setembro no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo tem gerado muita polêmica nas redes sociais. A performance foi na estreia do 35ª Panorama de arte Brasileira, uma tradicional exposição que mostra a arte no país e busca uma reflexão sobre a identidade brasileira. A polêmica teve início após o artista aparecer nu e deitado ao lado de uma criança, de aproximadamente quatro anos de idade, que próxima da mãe começa a se movimentar e toca o pé e a mão de Schwarts.   


As imagens dividiram opiniões nas redes se o que foi apresentado incitava a pedofilia ou se era arte. Em nota, o MAM informou que a exposição era aberta para todos os públicos, mas que a sala estava "devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística". "Importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais não apresenta este contexto e não informa que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada e supervisionada por sua mãe", explica o MAM.   


O Ministério Público abriu uma investigação para apurar se houve alguma violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por parte do museu, da mãe da menina ou do artista. Além disso, uma série de protestos no parque do Ibirapuera aconteceram após a veiculação das imagens da apresentação.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos