Iraque anuncia libertação de Hawija do controle do EI

ROMA, 5 OUT (ANSA) - As forças iraquianas anunciaram nesta quinta-feira (5) que retomaram o controle do centro da cidade de Hawija, um dos últimos redutos do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).   

De acordo com o general Abdel Amir Yarallah, as unidades do exército e da polícia, assim como as forças paramilitares de Hashd Al-Shaabi, "libertaram o centro de Hawija em sua totalidade e continuam em seu avanço".   

A cidade, que conta com mais de 70 mil habitantes, está estrategicamente localizada entre as duas principais estradas que ligam a capital iraquiana ao noroeste do país, a Mosul e ao nordeste, a Kirkuk e Erbil, a capital do Curdistão iraquiano.   

Segundo a ONU, cerca de 12,5 mil pessoas fugiram da região desde o início da ofensiva das tropas iraquianas.   

A reconquista, iniciada em 21 de setembro, da cidade põe fim à presença territorial do EI no norte e leste do Iraque, após mais de três anos de ofensiva dos jihadistas. O EI chegou a dominar cerca de um terço do Iraque.   

Hawija é uma das últimas grandes localidades do país sob controle dos terroristas, depois que eles foram expulsos nos últimos meses de boa parte dos territórios que dominavam desde 2014. Além de Hawija, o EI ainda controla duas cidades na província ocidental de Al Anbar - Rawa e Al Qaim, fronteira com a província síria de Deir Ezzor. Em 19 de setembro, as forças iraquianas lançaram uma ofensiva para reconquistá-las.   

Na Síria, com o apoio de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, as Forças Democráticas Sírias (FDS), uma aliança curdo-árabe, reconquistaram 90% de Raqqa, a "capital" síria do EI, que está perto da queda.   

O grupo extremista também foi totalmente expulso, ontem (4), da província de Hama pelo exército sírio e seus aliados, após um mês de combates. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos