Tribunal suspende sessão de independência da Catalunha

MADRI, 5 OUT (ANSA) - O Tribunal Constitucional da Espanha suspendeu nesta quinta-feira (5) por medida cautelar a sessão do Parlamento da Catalunha agendada para a próxima segunda-feira (9), na qual era esperado que o governo catalão declarasse a independência do território.   

A decisão ocorre após o tribunal aceitar um recurso do Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), contrário à separação, que argumenta que um declaração de independência na sessão parlamentar será uma agressão à Constituição.   

A sessão parlamentar em questão tinha como ordem de trabalho a legitimação dos resultados do referendo de independência da Catalunha, realizado no último domingo(1), onde o "sim" ganhou com cerca de 90% dos votos.   

Também nesta quinta-feira (5), o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pediu ao presidente do governo da Catalunha, Carles Puigdemont, que anule seu projeto de independência para "evitar males maiores".   

Já o ex-presidente espanhol, José María Aznar, exigiu que Rajoy atue diante da crise política após o referendo ou, caso não consiga lidar com a situação, convoque novas eleições. Por sua vez, Puigdemont disse não ter medo de ser preso por organizar um referendo considerado proibido. " Pessoalmente, eu não tenho medo disso", disse Puigdemont em entrevista ao jornal alemão "Bild" publicada nesta quinta-feira (5), quando perguntado sobre sua possível prisão.   

"E não estou mais surpreso com o que o governo espanhol está fazendo. Minha prisão também é possível, o que seria um passo bárbaro", acrescentou.   

No último domingo (1), a polícia espanhola usou força para tentar impedir que as pessoas votassem no referendo separatista.   

Mais de 800 pessoas ficaram feridas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos