Richard H. Thaler vence Nobel de Economia 2017

SÃO PAULO, 09 OUT (ANSA) - O norte-americano Richard H. Thaler, professor da Universidade de Chicago, venceu nesta segunda-feira (9) o Prêmio Nobel de Economia de 2017.   

Segundo a Real Academia Sueca de Ciências, Thaler, 72 anos, foi laureado por causa de seus estudos sobre economia comportamental. "Ele inseriu hipóteses psicologicamente realísticas nas análises de processos decisórios econômicos", diz a entidade.   

Além disso, o norte-americano, ao explorar as "consequências de uma racionalidade limitada, de preferências sociais e da falta de autocontrole", evidenciou como "esses traços humanos influenciam sistematicamente as decisões individuais e os êxitos do mercado".   

O prêmio desta segunda-feira encerra a temporada de 2017 do Nobel, que neste ano também laureou os norte-americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael Young (Medicina); o alemão Rainer Weiss e os norte-americanos Barry Barish e Kip S. Thorne (Física); o suíço Jacques Dubochet, o alemão Joachim Frank e o escocês Richard Henderson (Química); o escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro (Literatura); e a Campanha Internacional para Abolição das Armas Nucleares (Paz). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos