Ao menos 10 pessoas morrem em incêndios na Califórnia

NOVA YORK, 10 OUT (ANSA) - Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 20 mil foram evacuadas de suas casas devido a uma série de incêndios florestais na Califórnia, no extremo-oeste dos Estados Unidos.   

Além disso, outros 100 indivíduos foram internados por causa das chamas, a maioria deles por inalação de fumaça, e o condado de Sonoma, nos arredores de São Francisco, diz que há mais de 100 pessoas desaparecidas. É possível que boa parte dos sumidos esteja em segurança, mas sem poder ser contatada devido à queda dos serviços de telecomunicações.   

Além de Sonoma, as chamas atingem o condado de Napa, no coração da região produtora de vinhos da Califórnia, porém a maioria das uvas já havia sido colhida pelas vinícolas. Em visita ao estado, o vice-presidente Mike Pence afirmou que a Casa Branca está pronta para oferecer toda a ajuda necessária.   

O governador da Califórnia, Jerry Brown, cobrou a declaração de estado de emergência na região dos incêndios, que já destruíram cerca de 1,5 mil residências. "É um inferno, nunca havia visto nada parecido", diz Marian Williams, que teve de fugir de sua cidade, Kenwood, durante a madrugada. "As árvores queimavam como tochas", acrescentou.   

Entre o fim de setembro e o início de outubro, a zona de São Francisco costuma conviver com clima quente e seco, condição propícia para o surgimento de incêndios, propagados pelos fortes ventos que cobrem a região há alguns dias. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos