'Giffoni Experience' marca presença em festival na Calábria

SALERNO, 11 OUT (ANSA) - Dois dias para descobrir as belezas de províncias cheias de surpresas e histórias verdadeiras. Começa em Vibo Valentia a viagem do Giffoni Experience (Gex) pela Calábria para a promoção e o desenvolvimento da indústria audiovisual.   


Nesta terça-feira, 10 de outubro, o diretor do Gex, Claudio Gubitosi, foi convidado da sexta edição do Festival Leggere e Scrivere, evento cultural promovido pelo sistema bibliotecário de Vibo Valentia no Palácio Gagliardi.   


O local sediou um debate público com o tema "Os festivais italianos, entre cultura, economia e identidade territorial" e que teve Gubitosi como um dos protagonistas. Entre os debatedores, também estava o escritor Alberto Garlini, criador da Pordenone Legge.   


Na quarta-feira, 11 de outubro, Gubitosi chegará a Cittanova para o encontro "SRC: sonho, realizo, cresço", que mostrará as oportunidades que o cinema pode dar às novas gerações. O evento, agendado para as 10h, no cinema "Rocco Gentile", é organizado e promovido pela associação "Prosopon", de Rizziconi, e pela Escola de Atuação da Calábria, de Cittanova.   


A lista de participantes inclui o próprio Gubitosi e a responsável pela delegação de filmes do Festival de Cinema de Veneza, Laura Aimone. O evento envolverá cidadãos, entusiastas e estudantes das instituições de ensino superior de Cittanova.   


Meninos e meninas terão a oportunidade de conversar abertamente com os oradores sobre o tema da fuga de talentos. "Já no passado", explica Gubitosi, "eu pude apreciar o trabalho do diretor da Escola de Atuação, o ator Walter Cordopatri, o peso e responsabilidade que ele assumiu com sua equipe e a importância da coletar 'a melhor juventude'. Esse encontro, juntamente com a conferência agendada durante a 6ª edição do Festival de Leitura e Escrita, mostra o quanto ainda pode ser feito pelo crescimento de nosso país e das províncias italianas, além de destacar a importância da coesão e da troca de experiências e conhecimento no campo cultural". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos