Topo

'Verdadeiro cristão é acolhedor', diz Papa

14/10/2017 11h58

CIDADE DO VATICANO, 14 OUT (ANSA) - O papa Francisco afirmou neste sábado (14), durante uma audiência na praça São Pedro com 11 mil integrantes da Família Vicentina, que um "verdadeiro cristão" precisa ser "acolhedor".   

Apesar de não citá-la diretamente, a declaração foi dada em meio à mais grave crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, que já motivou diversos apelos do Pontífice pedindo que os países não fechem as portas para migrantes forçados.   

"O cristão acolhedor é um verdadeiro homem e mulher da Igreja, porque a Igreja é uma mãe que acolhe a vida e a acompanha. É um filho verdadeiramente fiel da Igreja quem é acolhedor, quem cria concórdia e comunhão sem se lamentar e quem semeia a paz com generosidade, sem pedir nada em troca", disse.   

Segundo o Papa, o acolhimento não significa apenas "oferecer um lugar a alguém", mas estar disponível e habituado a "se doar aos outros". "Acolher significa redimensionar o próprio eu, compreender que a vida não é minha propriedade privada e que o tempo não me pertence. É um desapego lento de tudo o que é meu: meu tempo, meu descanso, meus direitos, meus programas, minha agenda", acrescentou.   

Os pronunciamentos de Francisco em defesa do acolhimento já o colocaram na mira de movimentos de extrema direita na Itália, país que recebeu centenas de milhares de migrantes forçados nos últimos anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.