Presidente encarrega Kurz de formar governo na Áustria

BERLIM, 20 OUT (ANSA) - O presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, encarregou nesta sexta-feira (20) o líder do conservador Partido Popular (ÖVP), Sebastian Kurz, 31 anos, de formar um novo governo.   

Como indicação, o chefe de Estado disse esperar que o futuro chanceler federal se comprometa "ativamente" pela Europa e com a batalha contra as mudanças climáticas e pela integração. Além disso, Van der Bellen pediu para Kurz "restabelecer um clima de diálogo" com a oposição.   

Com isso, o futuro chefe de governo mais jovem da história do país iniciará uma série de consultas com todos os partidos representados no Parlamento para negociar a formação de uma coalizão.   

O provável aliado de Kurz no governo será o ultranacionalista e eurocético Partido da Liberdade (FPÖ), liderado por Heinz-Christian Strache.   

Nas eleições de domingo passado (15), o ÖVP obteve 31,5% dos votos, contra 26% do FPÖ, terceiro colocado. Já a atual legenda governista, o Partido Social-Democrata (SPÖ), ficou em segundo, com 26,9%, e deve passar para a oposição. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos