Topo

Em discurso,premier espanhol diz que destituirá líder catalão

27/10/2017 07h35

BARCELONA E MADRI, 27 OUT (ANSA) - O premier espanhol, Mariano Rajoy, fez um duro discurso contra as lideranças da Catalunha na abertura dos trabalhos do Senado nesta sexta-feira (27).   

O primeiro-ministro confirmou que espera que os senadores aprovem a implementação inédita do artigo 155, que retirará temporariamente a autonomia da Catalunha, nesta sexta e que destituirá o presidente da região, Carles Puigdemont, após a aprovação do documento.   

O líder espanhol ainda previu que a convocação de novas eleições ocorrerá em até seis meses, o "mais rápido possível", depois que o comissariamento for implantado. "A ativação do artigo 155 da Constituição é uma decisão excepcional para uma situação excepcional. Não há alternativa", disse aos senadores.   

Segundo Rajoy, o único responsável pela maior crise política das últimas décadas na Espanha é "ele, e somente ele", referindo-se a Puigdemont.   

O discurso do premier ocorre em um momento tenso no país já que, também para hoje é esperado que o Parlamento catalão anuncie uma declaração de República, agravando ainda mais a crise.   

Ontem (26), Puigdemont reconheceu que chegou a pensar em convocar uma nova eleição para a Catalunha para amenizar a tensão, mas informou que não houve "garantia suficiente" do governo de Madri para a realização do pleito.   

A crise com os defensores da independência regional se agravou com a realização de um referendo separatista no dia 1º de outubro. De acordo com o governo catalão, mais de 90% dos votantes aprovou a separação. No entanto, todas as instâncias judiciais de Madri consideraram a votação ilegal e informaram que o referendo não tem nenhum efeito.   

Desde então, a queda de braço entre os líderes de ambos os lados se intensificou com situações que foram desde trocas públicas de ameaças até a prisão de diversas pessoas que ajudaram a organizar o referendo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.