Itália apreende toneladas de 'droga dos combatentes' do EI

REGGIO CALÁBRIA, 3 NOV (ANSA) - As autoridades italianas apreenderam nesta sexta-feira (3) cerca de 24 milhões de comprimidos da "droga dos combatentes" no Porto de Gioia Tauro, na região da Calábria.   

De acordo com uma investigação, liderada pelo Grupo da Guarda de Finanças de Gênova, os terroristas do grupo Estado Islâmico (EI) estão por trás de uma rede de contrabando que, só nesta apreensão, renderia cerca de 50 milhões de euros na carga.   

Os milhões de comprimidos tinham como ponto de partida a Índia e seriam encaminhados para a Líbia, em uma parte do território que é controlada pelos jihadistas. De lá, seriam distribuídos para áreas de combate.   

A substância ativa dessas cápsulas é o tramadol, um opiáceo que inibe a fome, o medo e deixa o "combatente" sem sentir cansaço.   

Ele é usado com outros produtos - como um simples café - para "motivar" as tropas do Califado. Com isso, a capacidade de resistência dos combatentes aumenta, tornando-os mais fortes do que o comum.   

Além de ser usado para seus terroristas, o EI ainda lucra com a venda no mercado negro dessa droga. Com o dinheiro arrecadado, ele financia suas atividades terroristas pelo mundo.   

O tramadol começou a ser comercializado na década de 1980 e sempre foi utilizado pelo grupo terrorista tanto em seus campos de batalha tradicionais, como Iraque e Síria, mas também por seus enviados para atentados em outros países.   

Para se ter ideia, o grupo liderado por Salah Abdeslam, que fez os maiores atentados do grupo na França, em 2015, foram encontradas inúmeras pílulas do remédio. Também foram encontrados traços dessa substância nos restos mortais dos jihadistas que atacaram um resort em Sousse, na Tunísia.   

A droga ainda é usada por outro grupo extremista, o Boko Haram, especialmente com as "crianças-soldados" da Nigéria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos