Egito convoca embaixadores da Itália e de mais 4 países

ROMA, 05 NOV (ANSA) - O Ministério das Relações Exteriores do Egito convocou os embaixadores de Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Canadá para protestar oficialmente contra uma nota conjunta na qual os cinco países expressavam "profunda preocupação" pela prisão do advogado pelos direitos humanos Ibrahim Metwally.   

O comunicado foi emitido pelas nações ocidentais na última sexta-feira (3) e também cobra "transparência" sobre as condições carcerárias no Egito. "Pedimos às autoridades egípcias que garantam a liberdade da sociedade civil e contra a tortura", diz o documento.   

Metwally é diretor de uma ONG de advogados que auxilia a família de Giulio Regeni, pesquisador de 28 anos assassinado no Cairo, capital do país africano, no início de 2016. Ele foi detido em setembro passado, enquanto embarcava em um voo para Genebra, na Suíça, onde apresentaria um relatório sobre desaparecimentos misteriosos no Egito.   

O advogado, ele próprio pai de um homem sumido há dois anos, é acusado de "colaborar com entidades estrangeiras para subverter o governo" do presidente egípcio, Abdel Fatah al Sisi.   

Giulio Regeni estava no país africano para preparar uma tese sobre a economia local e sindicatos independentes e foi encontrado morto no dia 3 de fevereiro de 2016, em um bairro do Cairo.   

Ele fora visto com vida pela última vez em 25 de janeiro do mesmo ano, em uma linha de metrô da capital, e seu corpo tinha evidentes sinais de tortura. Regeni frequentava organizações sindicais clandestinas e contrárias ao regime de Sisi, o que levantou a hipótese de crime político.   

O caso permanece sem solução. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Egito, a nota de protesto dos cinco países ocidentais contra a prisão de Metwally representa uma "evidente e inaceitável ingerência nos assuntos internos" do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos