Candidato a premier do M5S cancela debate com Renzi na TV

ROMA, 6 NOV (ANSA) - O candidato do Movimento 5 Estrelas (M5S) ao cargo de primeiro-ministro da Itália, Luigi di Maio, cancelou hoje (6) o debate que faria com seu adversário, o ex-premier Matteo Renzi, que deve concorrer pelo Partido Democrático (PD) nas eleições de 2018. Em um longo texto publicado no Facebook, Di Maio questionou o debate, que está programado para ir ao ar amanhã (7), pelo canal "La7". "Eu tinha pedido um confronto com Renzi há alguns dias, mas o 'terremoto' nas eleições da Sicília mudaram completamente esta perspectiva", argumentou. "Irei debater com a pessoa que for indicada como candidata a premier do partido ou da coalizão. O PD está politicamente morto. O nosso adversário não é mais Renzi", provocou Di Maio, dizendo que, em breve, o PD se reunirá para "colocar o papel de Renzi em discussão".   

A crítica de Di Maio vem um dia após as eleições para o governo da Sicília. O pleito regional ocorreu ontem e é o último antes das eleições gerais de março de 2018 na Itália, que elegerão um novo Parlamento. Por isso, é considerado um termômetro para o PD, que governa a Sicília com Rosario Crocetta.   

O candidato do PD, Fabrizio Micari, porém, não apresentou bons resultados, de acordo com as primeiras parciais das contagens de voto. O favorito tem sido Nello Musumeci, com 36%, que é apoioado pela centro-direita de Silvio Berlusconi, mas ex-militante, durante 25 anos, do neofascista Movimento Social Italiano. Outro que aparece com resultados expressivos é Giancarlo Cancelleri, do M5S, que tem 34%.   

Logo após o cancelamento anunciado por Di Maio, Renzi rebateu as críticas. "Hoje Di Maio escapou. Lamento pelos meus filhos, pois os italianos correm o risco de serem liderados por alguém que não tem coragem. Que tem medo de debater. Que inventa desculpas ridículas", afirmou. "Se um líder quer governar a Itália e tem medo de um embate televisivo, ele simplesmente não é um líder.   

Até amanhã, às 21h30, na La7. Se Di Maio tiver um 'surto' de dignidade, estarei esperando-o nos estúdios", disse. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos