Democratas têm vitórias marcantes em eleições locais nos EUA

WASHINGTON, 8 NOV (ANSA) - Há um ano da eleição de Donald Trump, os democratas voltaram a mostrar força em uma disputa e conquistaram os governos de alguns dos estados e cidades mais importantes dos Estados Unidos na noite desta terça-feira (7).   

Na cidade de Nova York, o atual prefeito, Bill de Blasio, não deu chances para os adversários e foi reeleito com facilidade.   

De acordo com dados da apuração, ele conquistou mais de 66% dos votos contra 27% da republicana Nicole Malliotakis.   

Ainda nas eleições nas cidades, os democratas ganharam em Boston, com Marty Walsh, Detroit, com Mike Duggan, e em Seattle, com Jenny Durkan - a primeira mulher eleita na cidade desde a década de 1920.   

No estado de Nova Jersey, o democrata Phil Murphy derrotou o republicano Kim Guadagno - que era vice do atual governador, Chris Christie, que se envolveu em uma série de escândalos recentemente e é um dos maiores apoiadores do atual mandatário.   

Já na Virginia, o republicano Ed Gillespie perdeu para o democrata Ralph Northam também como uma vantagem considerável - foram 53,9% dos votos contra 44,9%.   

Nesta última, o presidente fez críticas ao candidato derrotado e disse que "apesar de ter trabalhado duro, não abraçou a mim ou o que represento".   

Nos EUA, as eleições locais estavam sendo consideradas um "teste de fogo" para Trump. Com os resultados de ontem, acredita-se que a "onda azul" - a cor do Partido Democrata - possa se alastrar e ameaçar a maioria republicana no Congresso.   

No ano que vem, os norte-americanos irão às urnas para votar nos seus congressistas. Em números totais, dos 50 estados do país, 33 são governados por republicanos , 16 por democratas e o Alasca por um independente. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos