Aloysio Nunes vai a Roma discutir comércio e investimentos

BRASÍLIA, 11 NOV (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, estará em Roma na próxima segunda-feira (13), para um encotno com o chanceler italiano, Angelino Alfano.   


De acordo com o Itamaraty, a reunião tem como foco a discussão de investimentos e de acordos comerciais, como o que tem sido negociado entre União Europeia e Mercosul. No entanto, o caso judicial do italiano Cesare Battisti também deve vir à tona. Condenado por terrorismo por assassinatos cometidos na década de 1970 na Itália, Battisti vive no Brasil, que negou o pedido de extradição das autoridades de Roma. "No encontro, os ministros passarão em revista os principais temas do relacionamento bilateral, consolidado na parceria estratégica estabelecida em 2007. Discutirão ainda a negociação entre o Mercosul e a União Europeia, à luz dos avanços alcançados na reunião negociadora desta semana em Brasília.   


Alfano e Aloysio Nunes avaliarão o estado atual do pleito brasileiro para ingresso na OCDE", informou o Itamaraty. "Os ministros também abordarão temas multilaterais, tendo em vista a presença da Itália no Conselho de Segurança das Nações Unidas, até o final do corrente ano, e do Brasil no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, no triênio 2017-2019, e a colaboração entre os dois países no âmbito da força das Nações Unidas no Líbano", acrescentou o Ministério.   


De acordo com o governo, Nunes também apresentará a Alfano panorama da economia brasileira e dos avanços ocorridos nos últimos meses, particularmente as oportunidades para investimento em infraestrutura.   


A Itália é o 9º maior parceiro comercial do Brasil, o 9º maior destino das exportações e a 6º maior origem das importações brasileiras. Foi o 12º maior investidor no Brasil em 2016.   


Estima-se que existam mais de 1,2 mil empresas italianas no Brasil, em setores diversos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos