Putin deve anunciar candidatura à Presidência em dezembro

MOSCOU, 14 NOV (ANSA) - O atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve anunciar sua candidatura ao cargo em breve e agora o Kremlin está analisando como fará o novo anúncio à população, informou o grupo de notícias do país "RBK".   

Entre as opções para fazer o anúncio, estão os dias 22 e 23 de dezembro, quando haverá o Congresso Rússia Unida, partido criado pelo próprio Putin. Outra hipótese seria fazer o anúncio "durante uma viagem para uma região russa", após uma "pergunta direta de um trabalhador local"; ou ainda durante uma festa criada para tal ocasião com a presença de inúmeros famosos.   

A Constituição Russa determina que a campanha eleitoral deve começar entre os dias 7 e 17 de dezembro, mas Putin pode usar uma espécie de "manobra" para acrescentar seu nome ao daqueles interessados pelo poder no país.   

Putin assumiu o cargo de premier em agosto de 1999 e, desde então, reveza-se entre a Presidência e a chefia de governo - o que o torna governante de fato há 18 anos.   

Se for eleito, como apontam todas as pesquisas, ele poderá ficar até 25 anos no posto máximo, próximo ao líder mais longevo da história moderna do país. Joseph Stálin comandou o governo por 29 anos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos