ANSA apresenta canal 'ViaggiArt' para promover turismo

ROMA, 16 NOV (ANSA) - A agência ANSA realizou nesta quinta-feira (16), em Roma, um evento para promover o portal "ViaggiArt", que une viagens pela "grande beleza" italiana, itinerários enogastronômicos e, em breve, um escritório turístico virtual e realidade aumentada.   


Com o nome "Arte, turismo e território: Desenvolvimento, promoção e informação no tempo da web", a conferência teve como objetivo apresentar o ViaggiArt ao Instituto Central para a Gráfica, órgão subordinado ao Ministério dos Bens Culturais.   


"É um portal que parte da arte, mas também das dificuldades do turismo e que poderá ser útil a todos nós", declarou Maria Antonella Fusco, diretora do instituto, que tem como função tutelar e promover o patrimônio italiano ligado à arte gráfica em todas as suas formas, como imprensa, desenhos e fotografias.   


O ViaggiArt também terá uma parceria com a Tooteko, startup do Vêneto que torna obras e lugares de arte acessíveis a pessoas com deficiência visual, graças a um anel que reconhece sensores específicos e passa informações sonoras aos usuários.   


"Bens Culturais e turismo são dois ativos fundamentais para o futuro do país. ANSA ViaggiArt é o símbolo dessa união virtuosa", disse o CEO da agência de notícias, Giuseppe Cerbone.   


"Nestes anos de crise, é um orgulho realizar novos conteúdos, mantendo um forte enraizamento no território e apostando no jornalismo cultural", reforçou o diretor da ANSA, Luigi Contu.   


Já o ministro dos Bens Culturais, Dario Franceschini, afirmou que a Itália deve se preparar para administrar o "impetuoso crescimento" do turismo internacional. Segundo ele, é fundamental enfrentar o "desafio da infraestrutura". "Não faz sentido que os trens de alta velocidade só cheguem até Salerno [na Campânia], é preciso chegar até Palermo", declarou.   


Ainda de acordo com o ministro, a Itália precisa apostar em um "turismo culto", capaz de "respeitar as cidades de arte". "É uma oportunidade que devemos aproveitar de maneira inteligente, sem sermos atropelados", acrescentou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos