Topo

Após receber Assad, Putin telefona para Trump

21/11/2017 15h08

WASHINGTON, 21 NOV (ANSA) - Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta terça-feira (21), após uma visita surpresa do mandatário da Síria, Bashar al Assad, a Sóchi. Segundo a Casa Branca, os dois líderes discutiram a crise no país árabe, mas também os conflitos na Ucrânia e o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte. A reunião entre Assad e Putin não estava na agenda de nenhum dos dois presidentes e durou cerca de três horas.   

No encontro, Putin disse esperar uma "solução política" para a guerra civil na Síria e que esse processo ocorra "sob a égide das Nações Unidas". Por sua vez, Assad afirmou que está "aberto ao diálogo".   

O presidente sírio conta com o apoio da Rússia, do Irã e do grupo libanês Hezbollah, mas as potências ocidentais e as monarquias sunitas do Golfo Pérsico querem vê-lo longe do poder e suportam grupos rebeldes.   

No entanto, nos últimos meses, Washington já deu demonstrações de que não considera a queda do líder sírio como uma prioridade, ao contrário do que acontecia no governo de Barack Obama. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.