Topo

'Codex Leicester' de Da Vinci voltará à Itália após 20 anos

24/11/2017 11h16

FLORENÇA, 24 NOV (ANSA) - O famoso "Codex Leicester", do gênio Leonardo Da Vinci, voltará a ser exposto na Itália pela primeira vez em mais de 20 anos, informou o diretor da da Galleria degli Uffizi de Florença, Eike Schmidt, nesta sexta-feira (24).   


A compilação de textos e desenhos, coletados entre os anos 1508 e 1510, será um dos principais itens da mostra organizada pela entidade e fará parte das celebrações pelos 500 anos da morte do gênio italiano. A peça será mostrada ao público a partir de outubro de 2018 e seguirá em exposição até o fim de janeiro de 2019.   


Na inauguração, ela será apresentada pelo seu "atual dono", o norte-americano Bill Gates, fundador da Microsoft, que comprou o "Codex Leicester" pela cifra astronômica de US$ 30,8 milhões em 1994. Antes de Gates, a obra estava nas mãos de Armand Hammer.   


De acordo com Schmidt, o raro manuscrito volta à Itália após um acordo, "no qual trabalhamos imensamente desde 2015, quando o Codex foi exposto em Minneapolis, nos Estados Unidos". Ele será exposta no âmbito de um projeto que conta com a parceria do Museu Galileu e com o apoio da Fondazione Cassa di Risparmio (CR) de Florença.   


A última vez que a peça foi mostrada na Itália foi em 1995, durante um evento no Palazzo Querini Dubois, em Veneza. Já em Florença, a última aparição ocorreu em 1982.   


"Estamos particularmente orgulhosos de poder começar as celebrações mundiais para o gênio Da Vinci com uma exposição de elevadíssimo valor, que colocará luz na fundamental contribuição de Leonardo não apenas no campo das artes, mas também no progresso científico", finalizou Schmidt. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.