Topo

Social-democrata pode voltar a formar governo na Alemanha

24/11/2017 08h36

BERLIM, 24 NOV (ANSA) - O Partido Social-Democrata (SPD) deu um passo atrás e afirmou estar "disponível" para iniciar conversas para formar um novo governo na Alemanha - após o fracasso da coalizão "Jamaica".   

"O SPD tem a firme convicção que é preciso conversar e não vai se negar a conversar", disse o secretário-geral do partido, Hubertus Heil, na noite desta quinta-feira (23).   

A afirmação ocorreu após o líder da sigla, Martin Schulz, ter um debate com o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier. O mandatário está se reunindo com todos os líderes de siglas para encontrar uma solução política para a formação do governo.   

Segundo fontes ligadas às conversas, houve um "resultado aberto", que indica uma possível solução para a crise inédita no governo de Berlim.   

Schulz foi duramente criticado por ter dito, por diversas vezes após o fracasso nas negociações entre o União Democrata-Cristã (CDU/CSU), da chanceler Angela Merkel, o Partido Liberal Democrático (FDP) e Os Verdes. O fim das negociações sem a formação de um governo poderia levar a Alemanha às urnas novamente, causando ainda mais problemas para os "partidos tradicionais".   

No último mandato de Merkel, a "Grosse Koalition" entre CDU/CSU/SPD governou o país. No entanto, com o fraquíssimo resultado do SPD nas urnas, Schulz anunciou que eles seriam parte da oposição. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.