Topo

Homenagens e celebrações marcam 1 ano da tragédia com a Chape

28/11/2017 10h14

SÃO PAULO, 28 NOV (ANSA) - Uma série de eventos está marcada para a cidade de Chapecó entre essa terça (28) e quarta-feira (29) para relembrar o primeiro ano da tragédia com a equipe da Chapecoense. O acidente aéreo na Colômbia deixou 71 mortos, incluindo quase toda a delegação e os dirigentes do clube catarinense.   


A Arena Condá ficará aberta durante todo o dia para quem quiser prestar uma homenagem às vítimas e, à meia-noite, será feito um momento de oração no estádio. À 1h15, hora da queda do avião em 29 de novembro de 2016, os sinos da catedral da cidade serão tocados para lembrar as 71 vítimas.   


Durante toda a madrugada, até às 18h30 do dia 29, será feita uma vigília que culminará com uma missa no estádio.   


Para quem não puder ir até a cidade catarinense, a Chapecoense disponibilizou um portal na internet, batizado de "Pra Sempre Chape", para quem quiser postar mensagens, fotos ou vídeos com homenagens.   


O acidente com o avião da LaMia, que havia sido fretado pelo clube para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016 contra o Atlético Nacional, ocorreu próximo ao aeroporto de Medellín, na Colômbia.   


Ao todo, 71 pessoas perderam a vida no acidente - incluindo 19 jogadores, o técnico Caio Júnior, toda a delegação técnica que viajou para a partida, dirigentes, 21 jornalistas e sete tripulantes. Apenas seis pessoas sobreviveram à queda, sendo os jogadores Alan Ruschel, Neto e Jackson Follmann e três tripulantes.   


As investigações apontaram que um erro no cálculo do combustível da aeronave foi o principal fator da queda, mas descobriu-se diversos pontos nebulosos sobre a atuação da LaMia, incluindo sobre quem era o proprietário real da empresa, que tinha como especialidade transportar equipes de futebol da América Latina. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.