EUA pode instalar sistema antimíssil na costa oeste

NOVA YORK, 03 DEZ (ANSA) - Os Estados Unidos avaliam a hipótese de deslocar mísseis de defesa para a costa ocidental do país, à luz das recentes ameaças da Coreia do Norte, que vem realizando sucessivos testes de projéteis intercontinentais.   

A informação é da agência "Reuters", que cita congressistas norte-americanos. A defesa na costa oeste incluiria o sistema antiaéreo Thaad, similar àquele instalado na Coreia do Sul contra possíveis bombardeios por parte de Pyongyang.   

Segundo a "Reuters", o estágio avançado do programa balístico do regime de Kim Jong-un e a possibilidade de ele armar mísseis intercontinentais com ogivas nucleares em um futuro próximo aumentaram a pressão para o Pentágono instalar sistemas de defesa.   

"É apenas uma questão de localização e de a MDA [Agência de Defesa contra Mísseis, na sigla em inglês] recomendar quais lugares respeitam seus critérios", disse o congressista Mike Rogers, membro do Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes.   

No entanto, a MDA, subordinada ao Departamento de Defesa, diz que não recebeu instruções para instalar o Thaad na costa oeste.   

No último sábado (2), o conselheiro para Segurança Nacional da Casa Branca, H. R. McMaster, afirmou que o potencial de uma guerra contra a Coreia do Norte "aumenta a cada dia".   

"Há modos de resolver o problema [sem um conflito armado], e estamos correndo. Não há muito tempo", acrescentou. O último míssil intercontinental testado pela Coreia do Norte, na semana passada, seria capaz de atingir até a capital dos EUA, Washington, que fica na parte oriental do país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos