Aliado histórico de Merkel deixará governo da Baviera em 2018

BERLIM, 4 DEZ (ANSA) - O governador da Baviera, Horst Seehofer, considerado um dos maiores aliados da chanceler alemã, Angela Merkel, deixará o cargo antes das eleições na região em 2018, abrindo caminho para um sucessor, informa a mídia da Alemanha nesta segunda-feira (4).   

No entanto, ele não deixará a presidência do União Social Cristã (CSU), considerado o "gêmeo" do União Democrata Cristã (CDU) de Merkel. Especialistas apontam que o "sucessor natural de Seehofer é o ministro da Finanças, Markus Soeder, e que o atual líder da sigla possa até ocupar um cargo no novo governo do país.   

"Abre-se um novo capítulo", disse Seehofer após uma reunião com seus correligionários hoje sem dar mais detalhes sobre seu futuro.   

O anúncio ocorre durante as negociações para a formação do novo governo alemão, depois da primeira tentativa fracassada de união entre o CDU/CSU, Os Verdes e o Partido Liberal Democrático (FDP).   

Com isso, o presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, convocou as lideranças de todas as siglas para conversas e ficou definido que o país tentará formar uma nova "Grosse Koalition", entre CDU/CSU e o Partido Social-Democrata (SPD).   

Estes últimos haviam anunciado que não fariam mais parte do governo após a queda registrada nas eleições, que relegaram a sigla a cerca de 20% dos votos. No entanto, após o pedido de Steinmeier, o presidente do SPD, Martin Schulz, aceitou iniciar as conversas com Merkel.   

Hoje, uma comissão do SPD aprovou as conversas com o CDU/CSU, mas a definição de fato ocorrerá na próxima quinta-feira (7), quando haverá um congresso dos socialistas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos