Ex-presidente da Geórgia é preso pelo serviço secreto de Kiev

MOSCOU, 5 DEZ (ANSA) - O ex-presidente da Geórgia Mikheil Saakashvili foi preso na manhã desta terça-feira (5) em sua casa, em Kiev, após uma ação do Serviço Secreto da Ucrânia (SUB). O político é acusado de "tentar derrubar o governo", mas não foram dados mais detalhes sobre o que levou a operação policial.   

Saakashvili, no momento da busca em sua residência chegou a subir na cobertura do prédio onde mora e ameaçou se suicidar. No entanto, ele foi convencido a sair do local pelos policiais e foi levado à prisão.   

O ex-presidente da Geórgia, que também governou a região ucraniana de Odessa, tornou-se um dos maiores adversários políticos do mandatário ucraniano, Petro Poroshenko, nos últimos meses. Ele chegou a perder a cidadania do país enquanto este em uma espécie de exílio na Polônia, mas retornou em setembro a Kiev.   

Ao lado de outros políticos locais, Saakashvili tornou-se um dos principais líderes dos recentes protestos da oposição contra Poroshenko, que pedem o impeachment do mandatário por conta da crise sem fim com os separatistas pró-Rússia.   

Segundo um dos advogados do ex-líder a Geórgia, Pavel Bogomazov, seu cliente ainda foi acusado de "dar assistência a membros de organizações criminosas e cobertura a membros que promoviam atividades criminosas" com fim de "derrubar o presidente eleito democraticamente".   

A agência de notícias russa Interfax informou que, no momento da prisão, Saakashvili gritou aos apoiadores que "Poroshenko é um ladrão e um traidor da nação". Diversos manifestantes tentaram impedir a prisão do político e pequenos confrontos com agentes da polícia foram registrados.   

O governo de Kiev não se manifestou oficialmente sobre a detenção. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos