Dirigente italiano do opositor M5S participa de evento em SP

ROMA, 5 DEZ (ANSA) - Por Michele Esposito - Um dos líderes "intelectuais" do partido de oposição italiana Movimento Cinco Estrelas (M5S), Davide Casaleggio, participou na noite desta terça-feira (5) de um evento no centro de estudos do Sesc, em São Paulo.   

No encontro, ele falou sobre a história da sigla que tem seu pai, Gianroberto Casaleggio, como um dos fundadores e também sobre os planos da legenda para as eleições na Itália em 2018.   

"Estou aqui para contar a história de um movimento político que, sem fins públicos e graças apenas à utilização da rede, conseguiu em quatro anos passar de zero para 8,7 milhões de votos", disse à plateia paulistana.   

Mais do que explicar a plataforma online Rousseau, usada pelo M5S para tomar suas principais decisões internas, Casaleggio quis mostrar que os líderes do partido estão dispostos a tornar o partido conhecido nos cinco continentes como uma força política e não "como extremistas".   

"Uma força que conseguiu eleger milhares de porta-vozes em todos os níveis institucionais", ressaltou ainda.   

Além de Casaleggio, a coordenadora da tecnologia do Rousseau, Enrica Sabatini, mostrou as funcionalidades da plataforma que é o âmago do Movimento.   

Essa foi a primeira vez que o dirigente político falou para uma plateia na América do Sul e antecede um "tour internacional" que Lugi Di Maio, indicado pelo M5S como seu futuro premier caso vença as eleições, fará nas próximas semanas. O M5S tornou-se uma das principais forças de oposição ao governista Partido Democrático nas últimas eleições. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos