Topo

Itália prende quase 50 mafiosos da 'ndrangheta em operação

12/12/2017 07h24

REGGIO CALABRIA, 12 DEZ (ANSA) - Uma operação conjunta da polícia de Reggio Calábria, dos Carabineiros e da Guarda de Finanças prendeu 48 membros da máfia 'ndrangheta em diversas cidades da região da Calábria, no sul da Itália, nesta terça-feira (12).   

As acusações são por vários crimes, incluindo associação mafiosa, extorsão, fraudes em contratos e porte ilegal de armas.   

Dos 48 detidos, 44 foram levados para presídios e quatro ficaram em regime domiciliar.   

A maior parte das detenções ocorreu na comuna de Taurinova, onde quatro clãs estavam instalados (Avignone, Zagari, Fazzalari e Viola). Segundo as investigações, os grupos - além de mais duas "famílias" mafiosas - cometeram diversos crimes aliados com a então administração pública entre os anos de 2009 e 2013.   

Até por conta disso, o ex-prefeito de Taurinova Domenico Romeo e o ex-assessor comunal (o equivalente a um vereador no Brasil)Francesco Sposato estão entre os presos de hoje. Os dois são acusados de favorecer aos clãs mafiosos com a concessão de autorizações para empresas pertencentes aos grupos vencerem licitações na cidade.   

Em 2013, o poder local foi dissolvido, justamente, após uma investigação da Procuradoria apontar que havia a infiltração da máfia no poder da cidade.   

Segundo os investigadores, ainda foram apreendidos bens no valor de 25 milhões de euros e que pertenciam ao grupo mafioso. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.