Topo

Instalação de Árvore de Natal em Roma vai parar em tribunal

20/12/2017 17h08

ROMA, 20 DEZ (ANSA) - A polêmica que envolve a Árvore de Natal da Piazza Venezia, em Roma, foi parar no Tribunal de Contas da capital italiana por conta de um possível "dano ao erário da cidade".   

A ação foi protocolada pela Codacons, a principal associação de defesa dos direitos dos consumidores, e pede que a Justiça investigue o desperdício de dinheiro público na compra do "ornamento". A entidade ainda pede a remoção da árvore "claramente morta e que representa um vergonhoso espetáculo para cidadãos e turistas".   

Batizada ironicamente de "Spelacchio", algo como "pelado" por conta de sua pouca ornamentação, a árvore virou ainda mais alvo de críticas após apresentar uma acelerado processo de decomposição; Normalmente, uma árvore do tipo chega a ficar um mês com vida após ser cortada, mas o ornamento na praça romana já perdeu grande parte de sua beleza.   

Alguns jovens chegaram a depositar uma coroa de flores perante à planta como forma de "saudar a morte" dela.   

A planta veio da região do Val di Fiemme, em Trento, e hoje também foi tema da sessão do Conselho da Província local.   

Segundo o assessor Mauro Gilmozzi, houve o oferecimento de uma nova árvore após a morte acelerada da atual, "mas a resposta da administração de Virginia Raggi foi negativa por causa de divergências internas".   

De acordo com os trentinos, o que pode ter provocado o problema pode ter sido a "grande variação términa" pelo qual a planta passou desde que saiu das montanhas para a capital italiana.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.