Topo

Militar norte-coreano deserta para Coreia do Sul

21/12/2017 12h54

SEUL, 21 DEZ (ANSA) - Um militar norte-coreano entrou nesta quinta-feira (21) na Coreia do Sul ao atravessar a zona desmilitarizada (DMZ) que divide a península, informou o governo sul-coreano.   

O episódio acontece um mês depois da espetacular deserção de outro soldado, sob os tiros do exército da Coreia do Norte.   

De acordo com o ministério sul-coreano da Defesa, citado pela agência de notícias Yonhap, os soldados sul-coreanos observaram o militar, "de patente não muito elevada", utilizando equipamentos de vigilância no momento em que ele cruzava, em meio à neblina, a DMZ por sua parte central. Mais tarde, tropas sul-coreanas dispararam tiros de advertência quando soldados norte-coreanos se aproximaram da fronteira após a deserção de um deles, afirmou um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Os soldados norte-coreanos estacionados na fronteira pareciam estar tentando localizar o militar que desertou pela manhã, de acordo com um porta-voz do ministério.   

Este é o quarto soldado norte-coreano que foge para a Coreia do Sul neste ano através da DMZ, e o primeiro desde a dramática deserção de um militar que recebeu cinco tiros do Exército norte-coreano, no mês passado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.