Topo

Separatistas devem ter maioria na Catalunha, diz boca de urna

21/12/2017 17h14

BARCELONA, 21 DEZ (ANSA) - Pesquisa de boca de urna realizada pelo instituto GAD3 mostra que os separatistas conseguirão maioria no Parlamento da Catalunha.   

Encomendado pelo jornal "La Vanguardia", o levantamento diz que a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), liderada por Oriol Junqueras, terá entre 34 e 36 dos 135 assentos no poder legislativo regional.   

Já a lista Juntos pela Catalunha, do presidente destituído Carles Puigdemont, terá entre 28 e 29, enquanto o partido Candidatura de Unidade Popular (CUP) conquistará de cinco a seis assentos. Se esses números se confirmarem, os separatistas terão maioria no Parlamento, ainda que por uma margem estreita.   

Já a legenda de direita Cidadãos (CS) desponta como a mais votada, obtendo de 34 a 37 assentos, de acordo com a pesquisa de boca de urna. Por sua vez, o Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), que era a favor do plebiscito, mas não da separação, terá de 18 a 20.   

O Partido Popular, do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, não deve obter mais do que cinco cadeiras. O movimento da prefeita de Barcelona, Ada Colau, Catalunha em Comum, deve ficar com sete ou oito assentos no Parlamento. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.