Topo

Coreia do Norte reabre linha de comunicação com Seul

03/01/2018 07h29

PEQUIM, 3 JAN (ANSA) - Após quase dois anos, a Coreia do Norte reabriu o canal de comunicação por telefone com Seul nesta quarta-feira (3), informou a agência oficial de notícias do país KCNA.   

A reativação ocorre 24 horas depois da Coreia do Sul fazer um convite para os vizinhos do Norte para uma reunião em que seria debatida a participação de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno. As Olimpíadas serão disputadas na cidade sul-coreana de Pyeongchang entre 9 e 25 de fevereiro.   

De acordo com a KCNA, a atitude do governo de Seul foi "muito bem recebida" pelo ditador Kim Jong-un e o primeiro telefonema entre o representante de seu governo e o chefe do Ministério pela Unificação foi realizado às 15h30 (3h30 no horário de Brasília).   

"Apoiando a decisão de nossa liderança, nós manteremos contatos estreitos com o Sul de uma maneira sincera e real. Discutiremos temas operacionais sobre o potencial envio de nossa delegação", disse o chefe da agência norte-coreana que gere as relações com o Sul, Ri Son-gwon. Ele, no entanto, não precisou se o convite de encontro será aceito.   

Por sua vez, o Gabinete da Presidência de Seul acolheu positivamente o anúncio de reabrir o canal de comunicação.   

"Acredito nos sinais de passagem para um ambiente de comunicações possíveis em cada momento", disse o chefe de imprensa do governo sul-coreano, Yoon Young-chan. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.