Em Cuba,Mogherini 'cutuca' Trump e diz que UE constrói pontes

HAVANA, 4 DEZ (ANSA) - A alta representante europeia para a Política Externa e Segurança, Federica Mogherini, fez um discurso na Universidade de Havana na noite desta quarta-feira (3) e disse que o bloco quer "construir pontes e abrir portas".   

Em uma clara menção à política adotada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, a italiana ressaltou a importância do diálogo bilateral entre a União Europeia e a ilha no Caribe.   

"Perante aqueles que querem construir muros e fechar portas, nós, europeus, queremos construir pontes e abrir portas através da cooperação e do diálogo", afirmou aos estudantes e professores que participaram da "lectio magistralis" na entidade.   

De acordo com a chefe da diplomacia, os cubanos "não estão sozinhos" nesse momento de reabertura porque "nós rejeitamos também as ações dos Estados Unidos contra os cidadãos, as empresas e os interesses cubanos porque não podemos aceitar que medidas unilaterais comprometam as relações econômicas e comerciais com Cuba".   

Nesse ponto, Mogherini se referia ao histórico embargo econômico aplicado pelos EUA aos cubanos há mais de 50 anos. Mesmo que o ex-presidente Barack Obama tenha iniciado a retomada das relações diplomáticas, cabe ao Congresso do país retirar o embargo.   

A alta representante ainda destacou que o Acordo para o Diálogo Político e a Cooperação (ADPC), o primeiro assinado entre UE e Cuba e que entrou em vigor em novembro do ano passado, representa "uma oportunidade para levar adiante uma relação em nível tal que reflita as ligações históricos, econômicos e culturais" entre a Europa e a nação.   

A ideia é que o ADPC "seja um instrumento sólido para apoiar a modernização econômica e social de Cuba" e que o acordo sirva para "reforçar o diálogo sobre os direitos humanos", um ponto no qual cubanos e europeus "ainda tem muitas diferenças nas respectivas visões".   

Na ilha desde ontem, Mogherini ainda terá encontros com ministros e autoridades do país nesta quinta-feira (4). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos