Casa Branca anuncia acordo bipartidário para lei de imigração

WASHINGTON, 09 JAN (ANSA) - Os partidos Republicano e Democrata chegaram a um acordo nesta terça-feira (9) para trabalhar em uma nova lei de imigração, promessa de campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.   

O pacto foi anunciado pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, após uma reunião a portas fechadas entre representantes das duas legendas e o mandatário republicano.   

Segundo ela, as negociações terão quatro temas prioritários: segurança das fronteiras, rede migratória, loteria dos vistos e a proteção dos "dreamers", como são chamados os cerca de 800 mil jovens imigrantes que entraram nos EUA ilegalmente quando crianças.   

Sanders não deu mais detalhes sobre o acordo, mas garantiu que o bilionário muro que Trump quer levantar na fronteira com o México está inserido na "segurança das fronteiras", embora os democratas se oponham ao projeto.   

A construção da barreira na divisa mexicana pode ser uma exigência do presidente para regulamentar a permanência dos "dreamers" no país. Esse grupo é protegido pelo programa "Ação Diferida para Chegadas Infantis" (Daca, na sigla em inglês), criado por Barack Obama em 2012. No entanto, em setembro, Trump anunciou a revogação da iniciativa, que ainda não foi efetivada.   

O combate à imigração clandestina foi um dos pilares da campanha do republicano, calcada na proposta de levantar um muro na fronteira com o México. A obra deve custar pelo menos US$ 18 bilhões, valor já pedido por Trump ao Congresso. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos