Trump quer tornar mais fácil uso de armas nucleares,diz jornal

LONDRES, 10 JAN (ANSA) - A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria estudando como tornar "mais fácil" o uso de seus armamentos nucleares, informou o jornal britânico "The Guardian".   

O especialista para armas atômicas do governo do ex-presidente Barack Obama, Jon Wolfsthal, afirmou para a publicação que a nova revisão do plano do Pentágono para o tema inclui uma versão modificada dos mísseis que são, normalmente, carregados pelos submarinos Trident D5.   

A ideia é incluir ogivas nucleares "com potencial reduzido" nesses equipamentos, facilitando assim o lançamento deles. Se confirmada, essa seria uma inversão do plano usado por Obama, que focou em reduzir o papel das armas nucleares na Defesa dos EUA nos últimos oito anos.   

Segundo Wolfsthal, o objetivo seria fazer com que a Rússia não recorra a esse tipo de armamento nos conflitos do leste europeu, onde ainda tem grande influência.   

No entanto, o temor é que, dada a instabilidade de Trump com seus "rivais" no exterior, isso desencadeie um uso sem controle dos armamentos, causando ainda mais conflitos pelo mundo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos