Merkel e Schulz elogiam acordo para formar novo governo

BERLIM, 12 JAN (ANSA) - A chanceler alemã e líder do União Democrata Cristã (CDU), Angela Merkel, elogiou nesta sexta-feira (12) o acordo firmado por sua sigla juntamente com o União Social Cristã (CSU) e o Partido Social-Democrata (SPD) para formar um novo governo alemão.   

"Trabalhei em um espírito de confiança para poder dar ao país um governo estável. Precisamos agora ser mais velozes nas decisões", disse Merkel em coletiva de imprensa sobre a "Grande Coalizão".   

A chanceler destacou o empenho dos líderes das siglas, que trabalharam sem parar nas últimas 24 horas, e destacou que o documento firmado por todos "é justo e abraça um ampla arco da sociedade".   

Já para Martin Schulz, líder dos sociais-democratas, o acordo obtido hoje "é um resultado excepcional", com o aumento de ajuda às famílias e os investimentos na formação escolar, e foi aprovado "de maneira unânime com os negociadores do SPD". Ele ressaltou que o plano de governo teve a inclusão de diversos benefícios sociais graças ao empenho de sua sigla.   

O líder do CSU, Horst Seehofer, ressaltou que a formação total do governo deve "ser finalizada até a Páscoa", após o SPD dar sua autorização ao acordo em congresso, "e que seja mantida a velocidade que nós acordamos em atingir durante as conversas".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos