Não haverá 'nova selva' de imigrantes em Calais, diz Macron

PARIS, 17 JAN (ANSA) - O presidente da França, Emmanuel Macron, visitou nesta terça-feira (16) a cidade de Calais, que se tornou um dos "símbolos" da crise migratória que atingiu a Europa nos últimos quatro anos, e prometeu que não haverá no local uma "nova selva".   

"De maneira nenhuma nós deixaremos que uma 'selva' possa ser formada. Tudo está sendo feito para tornar a passagem ilegal em Calais impossível", disse o presidente ao visitar o local. A cidade francesa era muito usada por imigrantes para tentar a travessia até o Reino Unido.   

Cerca de 15 meses após a desocupação da "selva de Calais", há cerca de 600 pessoas no local ainda com a esperança de conseguir chegar ao Reino Unido. No ápice da crise, o campo de refugiados chegou a abrigar até oito mil pessoas.   

Para Macron, em Calais há uma "situação fora de qualquer regra" e, para enfrentar a emergência, foram enviados 1,3 mil policiais à região. Ele ainda aproveitou para criticar o Regulamento de Dublin que determina que o responsável para analisar pedidos de refúgio é o Estado-membro da União Europeia onde o imigrante desembarcar primeiro.   

"Hoje, o sistema de Dublin não é mais satisfatório. Precisamos organizar uma política europeia mais sólida ao externo, não em seu seio. Precisamos garantir o destacamento de um sistema único e integrado", destacou o presidente.   

No entanto, a visita a Calais foi marcada por polêmicas por conta de uma futura lei de imigração que será debatida no Parlamento e que é desejada por Macron. Diversas entidades afirmam que o presidente francês tem um discurso de compaixão com os imigrantes, mas faz de tudo para impedir que eles vivam no país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos