UE anuncia plano para reduzir uso de plástico até 2030

BRUXELAS, 17 JAN (ANSA) - A União Europeia anunciou nesta terça-feira (16) que, até 2030, todas as embalagens de plástico distribuídas no bloco serão reutilizáveis.   

Todos os anos, os europeus produzem cerca de 25 milhões de toneladas de resíduos plásticos, sendo que menos de 30% são recicladas ou reutilizadas. Por isso, a Comissão Europeia, poder Executivo do bloco, declarou "guerra" contra o material e pretende diminuir sua produção.   

Essa é a primeira grande investida da UE para combater o plástico. Segundo Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, daqui a 50 anos, os oceanos terão "mais plásticos do que peixes".   

A estratégia de Bruxelas é adotar instalações de tratamento de resíduos em portos e obrigar as empresas a colocarem rótulos mais claros sobre o modo de produção do plástico utilizado. A UE cogita inclusive a possibilidade de criar um imposto sobre a produção de plástico.   

Além disso, serão apresentadas em breve propostas para reduzir o uso de louças descartáveis, como copinhos de plástico, e também para o uso de sacolas plásticas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos