Europa precisa da Alemanha, afirma Macron

PARIS, 19 JAN (ANSA) - Após visitar a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu nesta sexta-feira (19), no Palácio do Eliseu, em Paris, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.   

A reunião tratou principalmente sobre o futuro da União Europeia, após a líder alemã ter ficado afastada nos últimos meses das questões relativas ao bloco por conta de suas dificuldades para formar um novo governo.   

"Nossa ambição para a Europa não se realiza sozinha, ela precisa se unir à ambição alemã, e é nisso que trabalhamos", afirmou Macron. Já Merkel disse que deseja um "grande projeto" para o bloco e que as questões relativas à UE foram "absolutamente prioritárias" nas negociações com o Partido Social-Democrata (SPD).   

No próximo domingo (21), a sigla progressista fará um congresso extraordinário para decidir se aceita ou não um pré-acordo com a União Democrata-Cristã (CDU), liderada pela chanceler, para repetir a "grande coalizão" que governou a Alemanha nos últimos quatro anos.   

Se o pacto naufragar, o país provavelmente terá de realizar novas eleições, já que nenhum grupo tem a maioria no Parlamento.   

"Não cabe a mim comentar a política interna de um país amigo, mas, das tratativas em curso, emerge uma real ambição pelo projeto europeu", declarou Macron.   

Na última quinta-feira (18), os ministros das Finanças de França e Alemanha expressaram a vontade de apresentar uma proposta de reforma da zona do euro até junho, em colaboração com Itália e Espanha. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos