Putin mergulha em água gelada para celebrar Epifania ortodoxa

MOSCOU, 19 JAN (ANSA) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e diversos russos mergulharam nesta quinta-feira(18) nas águas geladas de um lago como parte de um ritual da tradicional comemoração da Epifania ortodoxa.   

Cercado de líderes religiosos, Putin mergulhou com o torso nu no lago Seliguer, ao noroeste de Moscou, enquanto os termômetros marcavam -5ºC a temperatura da água.   

Imagens da TV estatal mostraram o chefe de Estado caminhando pelo lago coberto de gelo vestindo pesadas botas de feltro e um casaco de pelo de cabra. Durante a celebração, religiosos cantavam e acendiam incensos.   

Questionado por jornalistas se estava muito frio, Putin respondeu: "Não, está ótimo". Segundo as autoridades, diversos russos também fizeram o mesmo ritual e banharam-se em rios com temperaturas de até -40º C no extremo-oriente do país.   

De acordo com a tradição ortodoxa, a pessoa precisa mergulhar três vezes na água para fazer referência ao Pai, Filho e Espírito Santo assim como foi feito no batismo de Jesus Cristo.   

No ano passado, mais de dois milhões de russos participaram da festa religiosa, que é comemorada anualmente na noite de 18 de janeiro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos