Coreia do Norte enviará 22 atletas para PyeongChang

SÃO PAULO, 20 JAN (ANSA) - A Coreia do Norte enviará 22 atletas e 24 funcionários, incluindo técnicos, para os Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, que será realizado entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2018. A informação é da agência de notícias "Yonhap".   

O número foi decidido durante uma reunião na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, entre representantes dos dois países. Os competidores norte-coreanos participarão de cinco disciplinas e três esportes: patinação artística e de velocidade, esqui alpino e de fundo e hóquei feminino.   

Nesta última, as duas Coreias formarão uma única equipe, que terá como hino a canção folclórica "Arirang", espécie de símbolo não oficial do sonho da unificação coreana. Na última quarta-feira (17), os dois países já haviam concordado em desfilar juntos na abertura das Olimpíadas de Inverno, sob a bandeira da unificação.   

Nos próximos dias, o Comitê Olímpico Internacional (COI) deve finalizar os detalhes do protocolo relativo ao Norte, como uniforme, hino, bandeira e o tamanho exato da delegação.   

A reaproximação entre Seul e Pyongyang começou após Kim Jong-un ter desejado "sucesso" na realização dos Jogos de PyeongChang em seu discurso de fim de ano. Em seguida, os dois países restabeleceram o canal de comunicação, bloqueado havia dois anos, e concordaram com a participação de atletas norte-coreanos nas Olimpíadas.   

"PyeongChang, espera-se, abrirá as portas para um futuro mais luminoso na península coreana", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, após a reunião em Lausanne. "O espírito olímpico é feito de respeito, diálogo e compreensão", acrescentou.   

Reconhecimento - A Coreia do Norte realizará neste domingo (21) a missão de reconhecimento nos locais onde sua delegação artística se exibirá durante os Jogos de PyeongChang. A confirmação foi dada por Pyongyang neste sábado, um dia depois de a viagem ter sido cancelada repentinamente e sem maiores explicações.   

Uma equipe de representantes norte-coreanos visitará durante dois dias as instalações de Seul e Gangneung que receberão apresentações da Orquestra Samjiyon e de cantores e dançarinos que serão levados para o Sul. Ao todo, a delegação artística do Norte terá 140 pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos