UE autoriza negociações sobre período de transição do Brexit

BRUXELAS, 29 JAN (ANSA) - Os 27 países remanescentes na União Europeia autorizaram nesta segunda-feira (29) o início das negociações sobre o "período de transição" com o Reino Unido após o Brexit.   

A votação foi realizada no Conselho de Assuntos Gerais do bloco e durou apenas dois minutos. A fase de transição começará à meia-noite de 30 de março de 2019, no dia seguinte ao prazo definido para a saída britânica da UE, e durará até 31 de dezembro de 2020.   

Segundo um porta-voz da primeira-ministra Theresa May, todas as cláusulas referentes ao pós-Brexit ainda precisam ser negociadas. "É natural que existam algumas diferenças", disse.   

As tratativas começarão em 29 de março de 2018, exato um ano antes do rompimento.   

A primeira fase das negociações entre Londres e Bruxelas foi concluída em dezembro passado, quando os dois lados chegaram a um acordo sobre os três principais nós do Brexit: os direitos dos europeus que vivem no Reino Unido e vice-versa, as fronteiras da Irlanda, que pertence ao bloco, com Irlanda do Norte, e a conta do "divórcio", que totaliza 60 bilhões de libras esterlinas.   

O período de transição prevê que as regras europeias continuem em vigor no Reino Unido, mas que o país não participe mais do processo decisório nas instituições da UE. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos